INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15170810Palavras-chave:
Guiné-Bissau, Ensino de Biologia, Materiais e recursos didáticosResumo
A distinção entre recursos e materiais didáticos é importante; enquanto os materiais são objetos físicos que os alunos usam, os recursos incluem ferramentas e estratégias diversas utilizadas pelos professores. Este artigo tem o seu foco principal investigar sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes guineenses que residem no Brasil, especificamente no Estado de Ceará, e que concluíram o Ensino Médio na Guiné-Bissau. O trabalho assente-se da metodologia uma abordagem qualitativa-quantitativa, destacando que os dados numéricos obtidos refletem numericamente apenas as escolhas e vivências dos entrevistados dos estudantes Guineenses na UNILAB que concluíram ensino médio na Guiné-Bissau, sem inferências estatísticas. A informação encontrada foi com base nas perguntas respondidas a partir do google formulário. Os resultados obtidos revelaram que há uma grande demanda e escassez dos materiais e os recursos didáticos na Guiné-Bissau no ensino de Biologia, e falta de apoio da parte dos governantes isso acaba por impactar no fracasso e escassez dos materiais e recursos didáticos.
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