CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL EDUCATIVO DE COMUNICAÇÃO COM A PESSOA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16738824Palabras clave:
Manual, Material Educativo, Comunicação, Pessoas com SurdezResumen
a garantia do direito ao acesso à comunicação e à saúde é parte integrante das ações de cuidado em saúde e se faz ainda mais necessária junto a indivíduos incapazes de usar a linguagem oral. Este estudo teve como objetivo construir um manual educativo que contemplasse orientações e vocabulário básico da Língua Brasileira de Sinais a fim de favorecer a comunicação entre os profissionais de saúde e as pessoas surdas, assim como promover a compreensão da expressão de dor, de desconforto físico e psíquico, de sintomas e doenças, de exames diagnósticos, de procedimentos e de tratamentos na linguagem de sinais. Para o alcance do objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza exploratória/descritiva, com delineamento do tipo bibliográfico. O material intitulado “Manual Educativo de Comunicação com a Pessoa Surda” foi desenvolvido nos Programas Microsoft Office Word®, Adobe Indesign CS6® e Lightroom®. Optou-se pela construção do manual em um modelo em papel sulfite A4 com todos os elementos pré e pós-textuais a fim de materializar o design, o layout e as ilustrações. Este modelo foi chamado de “boneco” e a versão construída no Adobe Indesign CS6® de versão prévia do manual de comunicação com a pessoa surda. A construção do manual atendeu aos princípios normativos que sustentam a elaboração de materiais educativos e encontra-se finalizado para avaliação junto ao público-alvo. Acredita-se que a proposta de elaboração e avaliação de um manual de comunicação com a pessoa surda possa alavancar transformações relevantes no comportamento dos profissionais e nas práticas de atenção à saúde.
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