DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM GESTÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16738882Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Competência Profissional, Educação Médica, Administração em Saúde, Estudantes de MedicinaResumo
Historicamente observa-se a íntima e frequente relação entre o cenário de gestão e os profissionais médicos, uma vez que estes assumem cargos institucionais administrativos no contexto público e particular. No entanto, é necessário que estes tenham competência e habilidades para o adequado exercício da gestão, com conhecimentos específicos na gestão dos recursos humanos e físicos. Na diretriz curricular para os cursos de graduação em Medicina, a temática gestão é colocada como um dos pontos para a aprendizagem do aluno, no entanto, não se observa essa solidez no processo formativo em relação a gestão. Portanto esse estudo teve como objetivo compreender o contexto de implementação da temática gestão na formação médica conforme proposto na diretriz curricular para graduação em medicina. Trata-se de uma pesquisa de múltiplos métodos (Mix method research), desenvolvido em 4 fases: a 1ª fase revisão bibliográfica, 2ª Fase identificação e caracterização dos cursos de medicina, numa abordagem descritiva, 3ª Fase levantamento junto aos cursos de graduação em medicina, como a temática gestão em saúde está sendo abordada, e a 4ª Fase discussão sobre a temática gestão em saúde proposta nas diretrizes junto ao corpo docente Fema. Foram realizadas a 1ª e a 2ª fase, nesse estudo, e após busca minuciosa, apenas 03 bases apresentaram materiais pertinentes à pesquisa, reforçando a hipótese inicial de escassez de publicações com abordagem da temática e da compreensão do contexto de implementação da temática gestão na formação médica.
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