GAMIFICAÇÃO DE ALGORITMOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16738940Palavras-chave:
programação de computadores, ciência da computação, processo educacional, gamificação, greenfootResumo
A tecnologia da informação vem contribuindo para diversas áreas do conhecimento; em particular, o destaque é para o campo da educação. No que diz respeito ao ensino de programação de computadores, a literatura apresenta importantes esforços que visam auxiliar no processo de aprendizagem. Ensinar algoritmos e conceitos de programação para alunos do primeiro ano sempre foi um grande desafio para as universidades. Os novos estudantes de Ciência da Computação geralmente têm dificuldades em entender e abstrair as lógicas dos problemas. Uma alternativa que tem contribuído para o processo de ensino-aprendizagem é o uso de jogos, que contribuem para a mediação e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvemos um jogo chamado Maze para ajudar a ensinar conceitos que são considerados difíceis de entender pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação. Este artigo apresenta a implementação do jogo Maze que objetiva ajudar os alunos em cursos de programação de computadores.
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