Propagação da beleza inatingível e os riscos à saúde
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15133710Palavras-chave:
Propaganda enganosa; Riscos à saúde.Resumo
Este estudo buscou identificar até que ponto as publicações midiáticas influenciam as pessoas para a busca da beleza estereotipada pela sociedade contemporânea. Para isto, foi realizada uma revisão da literatura científica e uma busca das principais publicações midiáticas sobre promessas de beleza baseada em padrões determinados, confrontando com as publicações acerca dos riscos à saúde das pessoas que buscam alcançar tais padrões de beleza. Torna-se indiscutível a relevância deste estudo, visto que o acesso às mídias virtuais e impressas atingem pessoas de diferentes faixas etárias e sobretudo, com composição corporal única, individualizada e intrinsecamente ligada a fatores genéticos ou hereditários (HONG et al, 2019). Objetivo: Identificar nas publicações midiáticas possíveis propagandas enganosas sobre beleza e confrontar com os artigos científicos sobre os riscos à saúde causados por estas influências. Metodologia: Estudo qualitativo, do tipo descritivo, bibliográfico analítico, por meio de revisão integrativa da literatura científica. Resultados: Observou-se que a maioria adotou a abordagem qualitativa para os estudos e demonstraram que as mídias sociais são as mais utilizadas para influenciar o público por meio da publicidade e propaganda. Conclusão: Conclui-se que a hipótese levantada acerca do tema foi corroborada pelos resultados das análises, visto que os estudos apresentam discussões sobre como a publicidade revela o estereotipo perfeito de beleza por meio das mídias virtuais e impressas, influenciando seus leitores ou seguidores, expondo- os a riscos à saúde.
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