INFORMAÇÕES PRESENTES NA PASSAGEM DE PLANTÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA

Autores/as

  • Pinheiro Fundação Educacional do Município de Assis (Fema) Autor
  • Adriana Avanzi Marques Pinto Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.167398

Palabras clave:

PASSAGEM DE PLANTÃO, ROTEIRO SISTEMATIZADO, PLANEJAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

Resumen

Objetivo: a respectiva pesquisa buscou avaliar as informações transmitidas durante a passagem de plantão no ambiente hospitalar e de pronto atendimento e conhecer concepção dos enfermeiros sobre quais são as informações são importantes serem transmitidas durante a passagem de plantão. Método: foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de dois instrumentos de coleta de dados. O primeiro acompanhou as informações passadas durante a passagem de plantão e o outro avaliou a opinião dos profissionais de saúde sobre quais seriam as informações importantes a serem transmitidas durante a passagem de plantão. Resultados: considerando os âmbitos das pesquisas e os acompanhamentos das passagens de plantão, com o profissional enfermeiro, obteve-se opiniões expressivas e que se complementassem acerca da importância das informações transmitidas na troca de turno. Notou-se posturas que dialogassem entre a reflexão e a prática e habilidade do profissional em transmitir os informes, assim como presenças que se distanciam-se de sua opinião sobre as relevâncias das informações. As implicações para a assistência se identificaram e mantiveram-se como as rotineiras dentro do serviço de assistência à saúde. Conclusão: consta-se que existam fatores que dificultem a passagem de plantão e a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, como a falta de sistematização das informações a serem transmitidas nesse momento, o que pode gerar uma passagem de plantão extensa e cansativa ou rápida, que não contemple todas as informações para a continuidade do cuidado e demandas administrativas da unidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BARBOSA, P. M. K. et al. Organização do processo de trabalho para passagem de plantão utilizando escore para dependência e risco clínico. Rev. Adm. Saúde, v. 15, n.58, 2013.

BRASIL. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Fundação Oswaldo Cruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_n acional_seguranca.pdf. Acesso em: 18 de jul. 2018.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Disponível em: http://portal.coren- sp.gov.br/sites/default/files/parecer_coren_sp_2010_9.pdf. Acesso em 18 de jul. 2018. PEREIRA, B. T. et al.

GOELZER et al. A comunicação na passagem de plantão e sua repercussão na segurança do paciente. In: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Unijuí

2017.OLIVEIRA, M. C. ROCHA, R. G. M. Reflexão acerca da passagem de plantão: implicações na continuidade da assistência de enfermagem. Enf. Revista v. 19, n.2 mai/ago (2016).

SIQUEIRA, I. L. C. P. KURCGANT, P. Passagem de plantão: falando de paradigmas e estratégias. Acta Paul Enferm. 2005;18(4):446-51.

PEREIRA, B. T. BRITO, C. A. PONTE, G. C. GUIMARÃES, E. M. P. A passagem de plantão e a corrida de leite como instrumentos norteadores para o planejamento da assistência de Enfermagem. REME – Rev. Min. Enferm, v.15, n. 2, p. 283-289, 2011.

Publicado

2025-08-20

Número

Sección

Artigos